Fecham webs de anime na América Latina

Dois sites para ver anime ilegalmente na América Latina fecharam devido ao uso indevido de séries e filmes. Este é o AnimeYT e o AnimeMovil, onde os usuários entraram grátis para ver suas séries animadas. Embora a entidade que exigiu seus fechamentos finais seja desconhecida, os olhos estão voltados para a Crunchyroll, a OTT dos Estados Unidos que se dedica à transmissão de animes e em 2017 ultrapassou um milhão de assinantes.

Uma das razões pelas quais o AnimeMovil deixou de existir é que o estúdio de animação japonês Toei Animation o processou por publicar a estréia de Dragon Ball Super: Broly, que estreou mundialmente há algumas semanas. O AnimeYT foi reportado por fazer upload de material ilegal como cópia do site do reclamante (isto é, copiar o conteúdo do site legal). AnimeMovil não está disponível desde 31 de janeiro, e AnimeYT fechou permanentemente durante os primeiros dias de fevereiro.

O fechamento de sites ilegais começou no Brasil, onde se desenvolveu uma campanha contra a pirataria digital, culminando com o fechamento dos sites Anime Vision e Central de Animes.