Primeiras emissões da TDT de Cabo Verde previstas para janeiro de 2016

A Anac (Agência Nacional das Comunicações) de Cabo Verde informou que as primeiras emissões da Televisão Digital Terrestre podem acontecer entre janeiro e fevereiro na cidade da Praia, capital do país. O órgão pretende assim passar a oferecer mais conteúdo a mais localidades e permitir maior interatividade com os telespectadores.

Segundo o engenheiro David Gomes, presidente da Anac, a prioridade é que o centro agregador, o “coração” da rede TDT que está sendo construído, fique pronto em dezembro deste ano, para que as operadoras do mercado possam se integrar e assim transportar e difundir seus conteúdos a nível nacional. A Anac está buscando estabelecer seus fabricantes dos set-top-boxes com negociações com importadores da China, Taiwan e Europa, uma vez que as emissões irão gradualmente se espalhar pelo território nacional conforme as casas forem adquirindo o STB.

A data prevista para migração total do sinal analógico para o digital estava marcado para setembro deste ano, porém foram encontradas muitas dificuldades durante os trabalhos nos terrenos onde seriam as instalações. A Anac garantiu que os desafios serão superados para disponibilizar o sinal digital o mais rápido possível, a fim de melhorar a qualidade da TV e utilizar o espectro com mais eficiência e assim garantir a criação de novos canais e adicionar novas funcionalidades à TV.