Globo e NHK farão primeira transmissão terrestre ao vivo em 8K nos Jogos Olímpicos Rio 2016

 

A Globo anunciou que durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 fará as primeiras transmissões terrestres ao vivo em 8K, em parceria com a emissora pública japonesa NHK. As sessões serão abertas ao público e incluem as cerimônias de abertura e de encerramento, além de competições de diversas modalidades esportivas.

 

As transmissões serão realizadas no Museu do Amanhã. Segundo informou a Globo em comunicado, será a primeira vez no mundo em que haverá uma transmissão terrestre ao vivo em 8K, que será viabilizada pela utilização racional do espectro eletromagnético, técnica considerada uma evolução do atual padrão do sistema de distribuição de sinal no Brasil.

 

A Globo é uma das emissoras pioneiras na utilização das novas tecnologias.  As primeiras experiências do canal com a ultra alta definição (UHD) 8K foram durante o carnaval de 2013. No ano seguinte, realizou uma demonstração de jogos ao vivo da Copa do Mundo FIFA 2014.

 

A emissora vem investindo também na produção de conteúdo 4K desde 2012, quando produziu “O Tempo e o Vento”, o filme baseado na trilogia homônima de Erico Verissimo e dirigido por Jayme Monjardim. Atualmente, disponibiliza também em 4K a minissérie “Ligações Perigosas” (2016) e a série “Dupla Identidade” (2014) pelo serviço OTT Globo Play.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone