GfK lança medição de experiência dos usuários com marcas e deve entregar dados do Brasil em 2016

A empresa alemã de medição de audiência GfK, que chegou ao Brasil este ano para competir com o Instituto Ibope, lança no Brasil e outros países uma nova ferramenta do núcleo de pesquisa em Brand and Customer Experiences, chamada Brand Vivo On Demand, que permite às marcas acompanharem as experiências dos consumidores de maneira rápida e eficiente.

Segundo a companhia, a plataforma é a primeira do tipo no mercado e ajuda a fazer pesquisas em tempo real e On Demand e com diferentes dados, como menções em redes sociais por exemplo. Para analisar como o consumidor se relaciona com a marca, o cliente pode visualizar o painel de informações geradas por autoacesso ou uma combinação de autoacesso com consultoria da GfK.

A GfK foi contrada pelas emissoras de TV aberta Record, SBT e RedeTV! (e Band, que posteriormente desistiu do acordo) para tentar conseguir números diferentes dos apresentados pelo Ibope. A empresa realizou entrevistas com 67 mil pessoas e tem uma área de cobertura maior que o concorrente, porém os dados das medições tiveram atraso para serem revelados aos executivos das emissoras e não virão a público até o fim de uma auditoria. Segundo o jornal O Globo, isso fará com que os números só sejam divulgados no próximo ano, ainda que o prazo fosse o segundo semestre de 2015.