O canal infantil/adolescente brasileiro, Rá Tim Bum da Fundação Padre Anchieta – FPA lançou esta semana o “Repórter Rá Teen Bum”, primeiro programa jornalístico voltado para garotada juvenil do Brasil. O programa irá ao ar semanalmente aos sábados a noite, a partir do dia 16 de abril, apenas na TV por assinatura.

 

Em julho o “Repórter Rá Teen Bum” deve também ir ao ar na TV Cultura. Seis afiliadas da emissora paulista participam da produção do programa, no Paraná (Curitiba e Cascavel), Pernambuco, Goiás, Pará e Minas. Ainda não há definições sobre uma versão online do programa. A apresentação é da atriz Nathália Falcão (da série nacional “Psi”, da HBO e do programa “Beleza S/A do canal GNT”), e a direção é de Ricardo Elias.

 

O novo programa do canal Rá Tim Bum foi licenciado junto à ONG holandesa Free Press, responsável pelo programa “Wa Da Da News for Kids”, presente hoje em vários países pelo mundo. A parceria foi feita por Beth Carmona, do comKids, durante a participação da Free Press no evento “comKids Primeira Infância”, no ano passado.

 

O programa de notícias “teen” tem tudo a ver com o canal, ajuda eles a ficarem alertas ao valor da mídia independente, livre, disse Ruth Kronemburg do Free Press. “Os adolescentes são 40% do Brasil, é o maior grupo demográfico, mas não contava com notícias voltadas a eles. Queremos mostrar que é OK formarem sua própria opinião, definir o que é interessante para eles, mostrar os assuntos do jeito que eles entendem, e depois dar a eles a chance de fazerem seu próprio programa”, concluiu.

 

Segundo o diretor da “Wa Da Da”, Jan-Willem Bult, com a entrada da Fundação Padre Anchieta na rede, o Brasil passa a participar da biblioteca de conteúdos do “Wa Da Da News”, ou seja, pode tanto enviar matérias produzidas aqui quanto utilizar aquelas produzidas nos outros países. Os produtores também têm acesso a uma “newsroom virtual”, onde os editores de todos os países da rede trocam ideias sobre pautas e podem combinar matérias em conjuntas.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Print this pageEmail this to someone