Brasil registra em setembro a maior perda de assinantes de TV paga em 2019

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a TV por assinatura perdeu 266 mil clientes em setembro, e 1,7 milhão anualmente. Essa é a maior perda mensal de assinantes até agora neste ano. Além disso, a Agência informou que a base de clientes de TV paga em setembro foi de 16,08 milhões.  

A operadora de TV por assinatura que registrou a maior perda em setembro foi a Sky, com saldo negativo superior a 93 mil clientes, o que fez com que o mês encerrasse com quase 4,8 milhões de assinantes. A Claro, que registra 8 milhões de clientes ativos em sua base de TV paga, também registrou uma perda significativa: passou de 8,07 milhões de clientes em agosto para 7,9 milhões em setembro, ou seja, uma redução de 80 mil assinantes. 

A Vivo encerrou setembro com 1,38 milhão de assinantes, quase 26 mil a menos do que os registrados em agosto. Em seu reporte trimestral de resultados do Q3 2019, a Vivo anunciou seus planos de nao vender o DTH. E a Oi encerrou setembro com 1,54 milhão de assinantes e uma perda de 12 mil clientes.  

Segundo a Anatel, a base de clientes de TV a cabo no Brasil registrou 6,91 assinantes em setembro de 2019, enquanto a DTH colocou sua base em 8,42 milhões de assinantes. Nos dois casos, foram registradas perdas em relação aos números de agosto. Além disso, o acesso via IPTV ultrapassou 7,4 milhões em setembro.